Pokeloko: Guia de Treinamento

Guia de Treinamento

Como treinador, uma de suas tarefas é ter um bom time para enfrentar os desafios. Com um grupo básico você pode até vencer a Elite 4 sem problema, mas tudo muda de figura ao enfrentar os adversários na Battle Tower ou os seus amigos. Por isso é importante conhecer uma forma de treinamento eficaz.

Antes de tudo você precisa saber que um pokémon não é igual a outro, por mais que possa parecer. O seu Torterra pode ser adamant como o do seu amigo, mas uma rápida olhada mostrará que o seu é mais resistente, enquanto o dele tem um Attack maior. Mas o que determina isso?

Primeiramente, cada stat tem um valor oculto atribuído a ele, que varia de 0 a 31. Eles são chamados de Genes ou DV, e são definidos quando o ovo do pokémon é gerado ou quando ele é capturado ou recebido. Não há como modifica-los, embora você possa cruzar pais com bons genes para liberar filhotes mais fortes. Se você quiser descobrir quais genes do seu Pokémon, precisará evoluí-lo até o nível 100 apenas usando Rare Candies, sem realizar nenhuma batalha. Salve antes do processo, para não desperdiçar os itens e estragar seu pokémon (visto que pokémons no nível 100 não pode melhorar os Stats através de treinamento). Anote os Stats no nível máximo e desligue o DS. Em seguida, use a seguinte fórmula pra determinar os genes de Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed.

Gene = [(Stat / Nature ) – 5) – (Base x 2)]

* Se a Nature for benéfica pro Stat, considere 1.1. Se for prejudicial, considere 0.9. Se não houver alterações, utilize 1.

O gene HP utiliza uma forma um pouco diferente:

Gene HP = (Stat – Nível – 10) – (Base x 2)

Com os genes descobertos, o próximo passo é a Effort. Ela representa o treinamento recebido pelo pokémon, refletido nos próprios Stats. Cada monstrinho pode receber um máximo de 510 pontos de Effort, com limite de 255 pontos por Stat. A relação é que quatro pontos de Effort equivalem a um ponto de Stat (no Lv100).

Por exemplo, se seu pokémon derrotar cinco Biddofs, ele receberá cinco pontos de Effort em HP. Quando ele atingir o nível máximo, seu HP terá um ponto a mais graças à Effort adquirida com os Biddofs (embora um ponto de Effort tenha se desperdiçado).
Para evitar desperdícios, sempre distribua a Effort dividida por quatro. Se quiser maximizar um Stat, por exemplo, distribua 252 pontos ao innvés de 255. você também pode usar as vitaminas HP Up, Protein, Iron, Zinc, Calciun e Carbos. Cada um concede dez pontos de Effort no Stat especificado, com um limite máximo de dez vitaminas por Stat. Portanto, sempre comece treinando com as vitaminas, para depois enfrentar os pokémons específicos.

Alguns fatores podem alterar a Effort recebida pelo pokémon. O primeiro são os itens de treinamento: Macho Brace (dobra a Effort recebida – importada das versões para GBA) e os itens da série Power (concedem 4 pontos de Effort em um determinado Stat após a batalha – obtidos na Battle Tower). Eles facilitam bastante se bem usados. E o outro fator é uma rara doença Pokémon, conhecida como Pokérus. Se for contaminado, toda a Effort recebida pelo monstrinho será dobrada.

A cada batalha ele terá a chance de contaminar os outros membros do time, num período de 24 horas.
Para conservar essa característica valiosa de treinamento, é só lembrar de manter o Poké sempre guardado no PC, já que ele “pausa” o tempo de contaminação.

Para descobrir se seu monstrinho atingiu o limite de Effort, leve-o até a casa mais norte na cidade de Sunyshore. Lá dentro há uma garota que concederá a Effort Ribbon ao pokémon se o treinamento estiver concluído. Após isso, é só evoluir níveis para aprender determinados ataques ou então usar Rare Candies.
E se porventura você estiver curioso para saber como encontrar o valor máximo dos Stats de um Pokémon, é só usar as fórmulas abaixo.

HP Máximo = ({Nível x [(Base x 2) + 31 (255/4)]}) / 100) + 10 + nível

Outros Stats = [({Nível x [(Base x 2) + 31 + (255/4)]} /100) +5] x Nature (1,1, 0,9 ou 1)